Voltando com muitos babados pra contar...
Como eu havia dito semana passada, a reunião de ontem foi substituída pela ida à Soledade, pra que fosse dado início a etapa censo do trabalho.
Pois bem, ontem fomos eu e Lúcia, que por sorte já conhecia um monte de gente lá na comunidade.
Tendo saído daqui às seis e meia da manhã, conseguimos chegar lá umas oito e pouco, porque embora seja uma viagem tranquila, e perto, o ônibus para umas milhares de vezes no caminho, por isso a demora.

Então, chegamos. E agora? Sobe ou desce? A gente começa desse lado ou desse? Completamente sem rumo, fomos à casa da primeira conhecida de Lúcia. Pra minha não surpresa, a senhorinha juntamente com suas filhas simpáticas nos obrigou a tomar café com bolo. Tá certo que eu não queria e muito menos tava com fome, mas aceitei pra não fazer feio.
Pelo menos eu sei que fome nessa cidade a gente não passa. Tomamos café duas vezes e ainda almoçamos de graça!
Sim... Depois de entrevistar logo três na casa da senhora, partimos em busca de mais informantes que elas mesmas indicaram... O homem do mercadinho, a mulher da esquina, a vendedora da loja, o menino que tava no meio da rua, o casal de velhinhos que a gente entrou na casa e que queriam nos contar a história da vida deles todinha... E assim um ia indicando o outro... Enfim, ao todo foram 27 informantes. Aparentemente pouco, mas que deu uma trabalheira enorme.
Eu sei que, entre bronzeadas do sol e 40º, e cansadas de passar o dia andando, salvamo-nos todas.
A parte ruim dessa história tenho que confessar, é o banzo que bate depois do almoço, principalmente quando você termina de almoçar e as donas da casa dizem: querem se deitar um pouquinho não? Pô, querer a gente até quer, mas se eu deitar eu não levanto mais! É melhor colocar logo o pé na rua e não perder tempo.
Já estamos prontas pra próxima, dessa vez com um pouco mais de experiência.
Obs: Sinto que estou esquecendo de contar algumas coisas, mas o básico é isso mesmo, o resto são detalhes que a gente conta ao vivo :D
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirComo Camila disse, nossa ida à Soledade está sendo muito proveitosa, e também posso dizer que está sendo "uma aventura". Novos conhecimentos e novas formas de observar a vida (assim estou sentindo).
ResponderExcluirNesta quarta-feira, dia 30 de setembro, conseguimos um bom número de informantes com a ajuda de colegas...
A iniciativa do blog, sem dúvida alguma, tem sido e será sempre de grande utilidade para a pesquisa que estamos apenas começando...
Pois é, Camila pesquisar é desvendar um mundo desconhecido do ponto de vista teórico e prático. Sucesso em suas andanças ...
ResponderExcluirUm abraço de sucesso,
Hebe