quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Depois de dias sem aparecer por aqui, eis que retorno cheia de novidades...

Após três quartas feiras de reuniões na tentativa de desvendar o tão denso capítulo oito do livro Padrões Sociolinguisticos, de Labov, intitulado “O estudo da língua em seu contexto social”, conseguimos hoje dar um avanço na leitura, o que nos permitiu ir adiante, e começar a pensar nos planos para a pesquisa de campo.

O que havia sido pensado inicialmente e achávamos que não daria certo, deu! Conseguimos financiamento pra realizar nossa pesquisa fora da cidade, o que particularmente acredito que, apesar de ser um trabalho ‘braçal’, que exija maiores esforços, será bem emocionante e prazeroso de realizar, além de que as variações lingüísticas serão bem mais perceptíveis na fala do pessoal do interior, do que aqui em Campina. Então quarta feira partimos pra Soledade afim de averiguar como as coisas funcionam por lá e ter o primeiro contato com a comunidade. A essa primeira etapa daremos o nome de etapa censo.

Com a quantidade de informantes já definida, vamos com formulários em mãos, fazer entrevistas rápidas com o maior número de pessoas que conseguirmos, para que posteriormente, voltemos para uma entrevista definitiva, apenas com as pessoas que julgarmos atender nosso objetivo.

Portanto, próxima semana voltarei com as novidades e com um balanço geral de como foi o primeiro dia em busca dos informantes.

Um comentário: